13. Amigo, nome e apelido

Achei o comentário meio bobo, mas concordei.
Chegou o fim de semana. Não pude cumprir a promessa.
Meus pais foram convidados para viajar para a praia, no
apartamento de um amigo. Eu, é lógico, tive de ir junto.
Francamente, não me divirto nem um pouco nesse tipo de 
viagem. Fomos em duas famílias. O cara, dono do apartamento,
tem três filhos. Todos pequenos. O apartamento fica perto da
praia. Mas é minúsculo. Tive que ficar com as crianças na
sala. O que significa que era a primeira a acordar e a última a 
dormir. Diversão? Nem um pouco! Em fim de semana na
praia, as mulheres acabam trabalhando como loucas!
Cozinhando, cuidando das crianças e lavando a louça, enquanto
meu pai, o dono do lugar e uma poção de amigos ficavam
bebendo cerveja e falando de política. O pior é que me
tratavam como se eu fosse um fenômeno da natureza.

- Como ela cresceu! - comentava um conhecido.

- Já está ficando uma moça! - continuava outra pessoa.

É horrível esse tipo de comentário. Já me considero adulta,
e aposto que sei muitas coisas que eles nem imaginam. Mas
adianta o que acho de mim mesma? Estou naquela idade em
que sou tratada como mulher para algumas coisas e como
criança para outras. Por exemplo: se quero sair na rua de
shorts, me proibem. Dizem que já estou crescida, não devo
exibir pernas desse jeito. (Embora seja justamente isso que
quero: exibir minhas pernas, que são longas e bonitas). Se
começo a conversar com algum garotão na praia, só para
fazer amizade, e peço para ir tomar sorvete com ele, é
um desespero. Minha mãe diz que sou muito nova. É o caos.
Torço para que os anos passem depressa. Para ser considerada
adulta de uma vez. Ter mais liberdade. Às vezes acho que
isso jamais vai acontecer. Volta e meia, mamãe diz:

- Para mim, você será sempre minha garotinha.

Pode?
Enfim, fui viajar para a praia. Mesmo me remoendo
por dentro. Para piorar, choveu. Passamos o fim de semana
trancados no apartamento com as crianças berrando.
Meu humor ficou péssimo. Nem lembrei muito do Nel. A
maior parte do tempo, estava preocupada sem ser gentil e
educada, embora minha vontade fosse sair correndo aos
gritos daquele apartamento.
Segunda-feira, quando voltei às aulas, tive uma surpresa.
Uma excelente surpresa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário